terça-feira, 23 de julho de 2019

Por que Gintama se mantém alto no Myanimelist?


    Hoje eu resolvi deixar aqui um grande comentário que eu sinto vontade de fazer por aí vez ou outra, mas que dificilmente alguém leria se estivesse como um comentário de Facebook ao invés de um texto de blog (aliás dificilmente alguém sequer descobriria que esse blog existe, mas enfim...). Basicamente eu quero discorrer um pouco sobre o anime Gintama e por que suas temporadas pegam posições tão altas no ranking do site Myanimelist. Este texto não tem intenção de dizer o quão bom ou ruim o anime é (embora em breves momentos possa parecer) ou de defender que mereça tais posições. Na verdade estou digitando isso porque quero matar tempo antes de dormir =P


    Eu tenho que começar já desmistificando a ideia de que meramente a fanbase se une pra dar 10 à toa “desonestamente” e que seria só por isso. É um contexto bem mais complexo. Eu já vi MUITO mais contas fakes criadas só pra dar 1 pros Gintamas e 10 pra FMAB. Juro que foram mais de 15, enquanto o caso oposto eu devo ter visto apenas uma ou duas, e olha que catei bastante no histórico de avaliações de usuários nas épocas de estreia de mais de uma temporada (aliás é só ver como dentre as notas de 1 a 5, a mais dada pra maioria das temporadas é 1, justamente por isso). Os fãs de Fullmetal inclusive fazem algo parecido com outros animes às vezes, porque sentem uma necessidade absurda de manter o anime deles em primeiro lugar. Parte do que me incomoda na fanbase de FMAB e recomendarem esse anime pra iniciante, é justamente darem argumentos muito clichês ou baseados em falácias pra exaltar o próprio anime, e um dos favoritos é a posição no MAL. É mais fácil insistir no “argumentum ad populum” do que explicar porque o anime é tão bom (e olha que motivos não faltam, eu próprio o considero um dos melhores). É um anime melhor pra ser assistido quando já se tem mais experiência com a mídia e maturidade, mas que infelizmente as pessoas são incentivadas a ver cedo. Mas resumindo o parágrafo: rola uma mentalidade "conspiracionista" de que milhares de fãs de Gintama se reúnem em cantos obscuros pra combinar de manter o anime lá no alto, mas isso não existe. 
    Sim, tem fãs de Gintama que saem dando 10 sem que o anime "mereça", mas... qual fanbase não faz o mesmo quando lança uma nova temporada? Shingeki no Kyojin e Steins Gate quando lançam algo novo logo de cara ganha nota alta e fica posicionada bem alto no site até quando não tem nada demais acontecendo, às vezes contando com mais notas 10 que o último Gintama. Além dos aleatórios de temporada que a grande massa bota hype também. “Ah, mas Gintama não merece”. Vamos ser sensatos? Quase nada msm no top 30 do Myanimelist merece estar ali, deve dar literalmente pra contar nos dedos. A maioria dos usuários dão nota por inteiro gosto pessoal (o quanto entreteve numa escala de 1 a 10) ao invés de senso crítico (senão garanto que muita coisa não estaria lá, e se estivesse é porque falta senso crítico nos membros) e pensam que 7 é nota mediana mesmo o padrão do site indicando que 5 é que é uma nota mediana e que 7 deve ser destinado só pro que já é acima da média, mas poucos entendem isso e acaba que a maioria dos animes ganham média acima de 7. Além de muitos terem assistido poucos animes e estarem numa fase onde é mais fácil se impressionar com quase tudo o que se assiste (eu era assim, é algo bem natural). Se as notas do MAL tivessem credibilidade, dificilmente haveria muito mais de 50 animes com nota média acima de 8. E antes que me chamem de elitista, saibam que eu próprio dou notas por mero gosto pessoal, mas com a consciência de que é assim.
    Mas então a questão mais importante é: “Como Gintama consegue se manter tão alto e temporadas variadas de outros animes mais famosos não?”. Aí que entra o que as pessoas não param pra pensar. Gintama é um shounen, só que mais voltado para comédia do que para ação, e ele é MUITO engraçado, definitivamente. Ele diverte muito quase todo mundo que o assiste (o que já garante uma posição no top 20), independentemente de ter uma trama que anda num ritmo quase tão lento quanto de Detective Conan e os próprios personagens apontarem algumas incoerências do mesmo enquanto quebram a quarta parede (por sinal, isso agrega muito ao humor). À parte disso, tem o lado da ação também que é boa, mas aonde quero chegar? Gintama também é um anime BEM longo, só que por não ter foco em ação ou se fazer de algo que está em constante desenvolvimento como outras adaptações de histórias da mesma revista (digo, mesmo entre os eps canônicos) e mts arcos serem diversão aleatória, Gintama simplesmente não interessa os shounentards tanto quanto a maioria dos outros (nem abre mta brecha pra discussões sobre níveis de poder, tão populares em grupos de facebook). Consequentemente o anime não fica em alta e nem leva muitos críticos ou haters a assistirem só pra poderem discutir a respeito e criticarem, já que a fanbase de Gintama não é espalhada por todo canto como a de Naruto por exemplo. Junte isso ao fato de que só a primeira temporada tem mais de 200 episódios e me diga: quantas pessoas assistiriam um shounen de comédia e um pouco de ação por muito mais eps do que isso, apenas para criticar, discutir com a fanbase e fazer comparações com outros animes? Bem poucos, e é por isso que a primeira temporada está numa posição inferior às outras. Quem não gostou muito do anime tende a parar ali e dar uma nota baixa, e o que sobra de gente assistindo e avaliando as temporadas posteriores são, de forma quase generalizada, aqueles que amam o anime. É diferente de Boku no Hero Academia, ou Nanatsu, ou Shingeki, ou Fairy Tail, que muitas pessoas vão continuar vendo por ser algo comentado e que poderão criticar e conversar a respeito com outras pessoas em qualquer canto (além das temporadas destes terem poucos eps), assim como a dos já finados Bleach, Naruto, etc. Enquanto isso os fãs de Gintama se concentram em pequenos grupos só rindo.
    Pra variar, um certo youtuber brasileiro (Alexandre Esteves) manipula seus fãs e os faz ter uma visão exagerada da fanbase de Gintama enquanto quem já esteve em grupos de coisas como Hunter x Hunter sabe que a fanbase deste consegue ser bem mais tóxica.
    Vamos resumir. Gintama é 10/10 masterpiece? Possivelmente não (assim como quase nada no top 50 do MAL é). A fanbase é uma das piores? Nem de longe, e inclusive acho BEM idiota o fato de muitos acharem isso apenas por conta de posições no ranking de um site, ou porque não são “zumbis” de um certo youtuber. As temporadas ficarão todas fora do top 15 algum dia? Duvido um pouco, mas acho que só o futuro poderá dizer. Apenas tenham em mente as coisas ditas nesse texto e não reduzam a situação ao que fanboys de FMAB propagam por aí (por sinal, essa rivalidade tosca criada entre os dois gera bons memes).

    Bem, é isso. Agora vou dormir ;-;

UPDATE: No dia 02/08/2019 por algum motivo FMAB caiu pro 6º lugar no top e em menos de 24 horas identifiquei quase 150 contas fakes criadas só para tentar elevá-lo novamente. Cada vez mais espero que as pessoas entendam que não é fanbase de Gintama que merece tal "fama"

2 comentários:

  1. Como alguém que droppou gintama dando uma nota baixa e leu fullmetal dando 10, devo dizer que esse texto é 100% correto.

    ResponderExcluir