domingo, 13 de dezembro de 2020

Por que o Among Us no "The Game Awards 2020" não é algo incoerente

   


   Hello! Sim, eu sei que é meio nada a ver retornar com um texto que não tem a ver com o tema principal do blog, mas paciência, é sobre isso que quero escrever neste momento. Admito que é em parte por estar fanático pelo jogo em questão, mas vamos por partes.

   Esses dias aconteceu o “The Game Awards”, uma premiação anual que premia os destaques de cada ano no mundo dos games. Não é minha intenção julgar o quão relevante ou irrelevante é essa premiação e suas escolhas, mas apesar da escolha mais absurda para muitos ser The Last of Us 2 ter vencido como “Jogo do Ano”, muitas outras pessoas acham tão ou mais absurdo o jogo Among Us ter vencido nas categorias “melhor multi-player” e “melhor jogo mobile”. Ou melhor dizendo, o problema supostamente é ele sequer ter sido indicado, já que não foi um jogo criado em 2020. Sim, aqui vai ser necessário ignorar que 90% do desprezo pela indicação é simplesmente por ele ainda ter ganhado.

   O que acontece é que as pessoas fazem uma suposição de que para o jogo ser indicado como melhor de um ano, é necessário que ele tenha obrigatoriamente surgido naquele ano, mas a verdade é que nunca existiu esse critério apesar de obviamente existir essa preferência já que os jogos lançados recentemente serão os que o povo vai ter entrado no “hype”, e terão sido amplamente comentado e “gameplayzados” em todo canto, mas a verdade é que nunca esteve escrito em lugar nenhum que isso é um critério obrigatório.

   O jogo em seu ano de estreia tinha uma média de jogadores simultâneos na casa das dezenas, e no ano seguinte a fama dele ainda assim não ficou tão alavancada. Todos sabemos que a grande explosão do jogo foi em 2020. E já sei que para muitos o caminho para onde estou indo me obriga a insinuar que qualquer jogo que faça um pouco mais de sucesso fora do ano de estreia supostamente tem que ser indicado, mas não é bem assim. Existe muita diferença entre um jogo famoso passar a ser mais comentado em outro ano, e um jogo que não tinha nem 2% da fama atual até alguns meses atrás de repente consegui-la. Não há indícios sequer de que os principais responsáveis pela premiação sabiam da existência do jogo, e queira ou não a fama ou o quão “em alta” algo está é essencial para que ele participe desse tipo de premiação. O Among Us também ganhou prêmio de “revelação” no Golden Joystick 2020, e alguém sabe citar algum jogo mais destacável que ele no quesito “se revelar” em 2020? Jogos AAA ou continuações obviamente já são esperados fazer sucesso.

   À parte disso, é importante entender os méritos de um jogo e o que o motiva a estar numa premiação. Todos os méritos do jogo estão ligados ao ano de 2020. Não é só por ter explodido subitamente, mas porque sua fama também está diretamente ligada à pandemia, tendo sido o jogo que mais auxiliou pessoas no âmbito social e comunicativo, num contexto em que elas tinham que permanecer em casa, e foi de longe o jogo que mais levou pessoas a baixar o Discord na história (sério, se vocês procurarem o gráfico de downloads do Discord vão se surpreender com como o Among Us em Setembro alavancou o aplicativo muito mais do que o surgimento da pandemia em si no mês de Março). À parte disso, a maioria das melhorias e atualizações do jogo também datam de 2020, tendo sua sequência adiada indefinidamente por isso. Simplesmente não tem como não associar o jogo com este ano, e isso vai muito além de meramente “ter ficado mais falado” ou algo assim, é todo um contexto que justifica isso. É um jogo conhecido no equivalente a uma cidade que de repente é conhecido mundialmente.

   Agora acho que é uma boa hora para explicar algumas coisas sobre premiações, traçando paralelos com outras mídias. Um anime não é candidato a melhor do ano no Japão ou em outros países baseado exclusivamente na estreia. Um anime de 26 episódios que estreia em Outubro e acaba em Março não vai ser considerado meramente um anime do ano em que estreou e ignorado no ano posterior como se a exibição da segunda metade nele fosse irrelevante. Mas a chave para entender está no Oscar. Existem filmes que estreiam em um ano, mas só são indicados ao Oscar com um ano de atraso, por terem demorado para sair de seus respectivos países (um exemplo nacional seria Cidade de Deus). Isso simplesmente está incluso nos critérios da academia. Alguns talvez tentem partir para um desvio desonesto de que se um filme mais antigo passa a ser muito falado subitamente, ele então também deveria ser candidato ao Oscar, mas aí existe a diferença de que ele não terá estado nas salas de cinema ou sido lançado em DVD naquela época em lugar algum, e por isso não é a mesma coisa.

   A minha intenção aqui não é nem dizer que o “The Game Awards” tem essa moral toda, ou que é para considerar seus resultados como absolutos, e NEM SEQUER que o Among Us mereceu os dois prêmios que ganhou (não joguei nenhum dos outros jogos indicados). Mas que simplesmente essa ideia de que suas indicações são inválidas única e exclusivamente por não ser um jogo lançado em 2020 é algo que não se baseia em nada além de suposições de como supostamente funciona a premiação e ignorando todo o contexto que cerca o fenômeno que o jogo representou e ainda está representando.

   E para os que ainda discordam ou acham que eu estou simplesmente sendo fanboy de Among Us, fica a questão: será que as pessoas vão achar errado se Cyberpunk 2077 for indicado no ano que vem para certas categorias do The Game Awards, só porque foi lançado em 2020, ignorando que o jogo tinha sido lançado quase no Natal? Dificilmente. Apesar que eu acharia as indicações até menos justificadas que as de Among Us, já que naturalmente o topo do hype dele terá sido neste mês de Dezembro, mas meh, eu realmente não me importo.

   Bem, é isso. Se tudo der certo ainda esse ano eu devo trazer mais um ou dois posts. Tenham uma boa semana

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