domingo, 8 de março de 2020

Minhas Personagens Femininas Favoritas


    
    Antes de tudo, gostaria de informar que eu tenho intenção de ser um pouco mais ativo neste blog, e vou procurar fazer no mínimo um post por mês. A verdade é que escrever faz bem para a nossa sanidade, pois temos que "mergulhar" na concentração e conseguimos nos divertir com isso quando não se trata de um trabalho obrigatório. Por outro lado, eu também vou passar a ter mais responsabilidades nos próximos meses, e não sei se minha reação a isso será escrever mais para me tranquilizar ou escrever ainda menos por fadiga mental. O tempo dirá.
    Bem, hoje é 8 de Março, dia internacional da mulher. Eu resolvi aproveitar para mencionar algumas das minhas personagens femininas favoritas da ficção. Não vou me ater apenas a animes e tampouco será um post sobre as supostas melhores personagens existentes ou recomendações de obras de mulheres com papel forte. Este blog é um espaço bem pessoal, e eu resolvi falar sobre 4 garotas/mulheres da ficção que tem um valor especial para mim. Há diversas outras personagens que gosto e até cogito algum dia fazer um post mais abundante ou que siga a ideia que mencionei de personagens ou animes pra quem não aguenta mais a má representatividade padrão. Eu tinha essa imagem salva e estou com preguiça de refazer então vai ser nessa ordem aí mesmo. Vamos começar?!




- Oscar François de Jarjayes (Rose of Versailles)

    Protagonista do meu 2º anime favorito. Oriunda de um mangá que era pra ser mais focado em Maria Antonieta, mas cuja andrógina valente tomou o protagonismo. Oscar é a comandante da guarda real francesa e amiga de Maria Antonieta durante os antecedentes da Revolução Francesa, tendo sido criada como se fosse um menino para poder exercer tal cargo no lugar do pai. Eu amo praticamente tudo nessa personagem. Sua personalidade, valentia, suas relações com outros personagens e como ela lida com conflitos internos e externos (que acabam por influenciar sua visão de mundo), e como ela gera diversos momentos tocantes e impactantes. É indiscutivelmente uma das personagens femininas mais elaboradas dos animes e eu tenho um imenso respeito pelo legado dela na cultura japonesa, e pela figura em si. E ainda consegue ser parcialmente identificável. Céus, por mais que o elenco geral do anime seja bom, pra mim é quase como se ela o carregasse nas costas pelo quão inerentemente responsável ela é por levar Rose of Versailles ao top anime de tantas pessoas, por como ela "casa" com diversos outros aspectos ótimos da obra. É uma figura com certeza muito inspiradora especialmente para as espectadoras do sexo feminino.
    Also, também amo o character design dela que parece ter inspirado o estilo que o Shingo Araki usaria em Saint Seiya, e as batalhas de espada dela são ótimas! Por tudo já citado e muito mais, não resta dúvida de que é a personagem feminina de anime que mais admiro! A razão pela qual provavelmente vou me estender mais falando das outras 3 é porque Oscar é quase autoexplicativa de tão incrível, enquanto as outras eu tenho que explicar mais pra dar uma noção de porque gosto tanto.


- Pérola/Pearl (Steven Universe)

    Pérola é uma gem que traiu seu planeta de origem e fugiu para a Terra para lutar pela independência do planeta, e posteriormente embolha gems corrompidas com as amigas e cuida do filho de sua falecida e amada Rose Quartz.
    É difícil encontrar palavras pra falar sobre ela. Se Oscar é possivelmente a personagem mais ressaltável em admiração, Pérola é a que melhor funde em mim um misto de admiração e identificação. Eu já cogitei fazer um textão sobre todos os pontos em que me identifico com essa personagem, mas para isso seria preciso expôr coisas íntimas e contar diversas histórias.

    Basicamente, eu me identifico em diversos aspectos com a personalidade dela e com alguns dos conflitos internos que a mesma enfrenta, assim como algumas atitudes. Mas à parte disso, eu tenho um grande fascínio por praticamente tudo nela, desde a caracterização, visão de mundo, e toda a construção que a levou a ser o que é na época presente da série somando com seu desenvolvimento no decorrer dela. Eu acho o nível da escrita dessa personagem algo surreal para parâmetros de desenho ocidental (exceto pelo ep dela meio doida construindo uma nave sem pensar em mais nada) e algo bastante inspirador. Não se trata de uma representatividade lésbica, mas de quaisquer pessoas que apresentam algumas de suas falhas (especialmente dependência emocional).
    Também adoro as músicas dela ("Its Over Isn't it?" tanto em inglês quanto pt-br é uma das cenas mais marcantes pra mim em qualquer obra de ficção) e o trabalho da dubladora brasileira (Sylvia Salustti) é a atuação de voz feminina nacional que mais aprecio (ao lado da próxima a ser mencionada). A série-epílogo "Steven Universe Future" está prestes a acabar e acho bem provável eu reprovar uma ou duas coisas que decidam fazer com ela no final (e quero que parem de brincar com ela criando momentos pra incentivar shippadores) mas independente de qualquer coisa, seguirá sendo uma personagem importante pra mim, e que honestamente me ajudou muito a me sentir melhor comigo mesmo durante o ano passado (que foi o pior da minha vida). E me sinto ofendido quando se referem a ela ou outras gems como "pedras gays", pois tamanho trabalho de caracterização não merece descrições tão reduccionistas. Em suma, essa espadachim-bailarina-revolucionária tocou meu coração. E sim, entra como personagem feminina porque apesar de gems não terem sexo, elas tem gênero.


- Shampoo (Ranma 1/2)

    Shampoo é uma amazona que está sempre tentando conseguir o amor do protagonistas Ranma, embora tenha começado tentando matar a versão mulher dele e tenha guardado um leve ressentimento por indiretamente ter feito ela treinar em Jusenkyo e ser amaldiçoada transformando-se em gato quando molhada com água fria.
    Se trata de uma personagem com quem tenho uma relação diferente de qualquer outra. Eu tenho uma espécie de paixão irracional por ela embora relute muito em usar o termo "waifu" não só porque acho meio besteira de otaku, como entendo que meu gosto por ela não é muito racional, já que ela faz diversas coisas moralmente reprováveis, recorrendo a métodos desonestos e até brincando um pouco com vidas humanas às vezes pra tentar conseguir a afeição do protagonista, embora eu procure uma saída na justificativa de que não é uma história pra ser muito levada a sério. Eu basicamente gosto muito do jeito dela quando é carinhosa, acho absurdamente bonita e charmosa, além dos episódios com ela serem alguns dos melhores de Ranma 1/2. É disparadamente a personagem que mais vi fanarts até hoje (com certeza mais de 3000 se contar também as que ela não aparece sozinha mas tem certo destaque). Entretanto já aviso ao leitor que não tenho o mínimo interesse em material hentai dessa personagem. Eu gosto de ter uma visão parcialmente pura dela, embora a personagem seja até provocante. Ah, e um dos aspectos mais importantes pra mim é a VOZ dela na dublagem brasileira. O trabalho da dubladora Márcia Regina foi excelente e eu amo o jeitinho único da Shampoo falar, falando de si na 3ª pessoa e de um jeito meio "índio", que foi a forma de mostrar que ela não domina totalmente o idioma (esse é o trabalho de voz que empata com o da personagem anterior).
    Basicamente é isso, ela é a personagem que mais mexe comigo de uma forma irracional, e não enjoo de vê-la e pesquisar por mais fanarts dela.

 

- Ami Mizuno/Sailor Mercury (Pretty Guardian Sailor Moon)

    Ami é uma das guerreiras sailors, que tem que ajudar a combater os vilões e acabar com o Dark Kingdom. Como a maioria das pessoas, conheci Sailor Moon pelo anime dos anos 90 ainda na infância e quando mais velho o redescobri. Na infância eu não tinha nada demais pela Ami, mas ela passou a ser uma das minhas personagens femininas favoritas. Só que tem um detalhe: a que eu incluo nessa postagem é especificamente a Ami da versão live-action.
    Eu gostava da personagem há anos, mas tinha meus pequenos incômodos como o anime reforçar demais ela como estudiosa (fazendo ela quase sempre estar com um livro e etc) quase fazendo ela flertar com a ideia de flanderização, apesar de seu desenvolvimento. Na versão live-action o fator "estudiosa" é muito reduzido e são adicionados bem mais conflitos pessoais interessantes, mais desenvolvimento, uma caracterização mais rica, e muitas vezes passa a impressão de ter mais destaque que as outras (exceto a protagonista) com vários episódios explorando melhor ela. Mantém muito do que já gostava nela no anime, adicionam muito mais, até a deixam levemente mais feminina, e no fim das contas é uma personagem complexa e fascinante. Se me perguntarem um tipo específico de personagem feminina que mais gosto, eu responderia "Shrinking Violet", que de forma resumida demais é uma personagem tímida e sem muitas habilidades sociais. Tem exemplos PÉSSIMOS e até detestáveis desse tipo de personagem, mas normalmente tendo a simpatizar logo de cara e adorar ver o desenvolvimento das mesmas. A Ami dessa versão tokusatsu é o meu exemplo favorito desse tropo, e a única deste quarteto de personagens que resolvi falar sobre. Também gosto das lutas e poderes aquáticos dela (adoro ver o elemento água sendo importante numa obra de ficção), e adoro azul claro.
    Pouca gente tem vontade de assistir o live-action por conta dos efeitos especiais meio trash e ser estranho ver aquelas japonesas de peruca após as transformações, mas acreditem: vale a pena. Entretando, não deixo de ter a Ami do anime como uma das minhas favoritas dos animes, pois os episódios focados nela também são ótimos e já até chorei com alguns (no live-action acho que também chegou a acontecer). Encantadora em qualquer mídia!


 
    Curiosamente as quatro tem nacionalidades diferentes: Oscar é francesa, Shampoo é chinesa, Ami é japonesa e Pérola é uma extraterrestre que vive nos EUA.
    Bem, é isso. Espero que tenham gostado de ter uma noção de alguns dos meus gostos para personagens femininas e desejo um feliz dia internacional da mulher para todas as mulheres. Vocês são muito importantes!

2 comentários:

  1. Texto bem interessante, particularmente tenho muita dificuldade em pensar personagens femininas que eu tenha afinidade, não sei se é por misoginia, falta de identificação ou até mesmo realmente uma qualidade inferior de personagens femininas, mas geralmente eu tenho uma indiferença muito grande a elas.

    Interessante, você parece gostar de Danderes pela descrição que deu de personagens. Mais Introvertidas e calmas.

    Faz um texto mais abrangente, estou muito curioso para ver oque você escreveria de outras personagens ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que n seja por misoginia. Não estou certo sobre outras mídias, mas em anime eu definitivamente vejo qualidade inferior nas personagens femininas e acho uma pena.
      Sim, eu tendo a gostar de personagens assim, me deixam mais interessado. A Shampoo ser quase o oposto disso é parte do que me faz crer que meu lance com ela é meio irracional. E se eu fizer um texto mais abrangente deve ser daqui a um bom tempo.

      Obrigado pelo comentário ^^

      Excluir